Ortodontia

Cuidados para não perder seu aparelho ortodôntico móvel
Esse aparelho exige cuidados especiais no que diz respeito à sua manutenção, tanto na higienização como na conservação das peças que o compõem, evitando quebras e perdas que acarretarão atraso no tempo de tratamento.

As recomendações a seguir são de grande importância para o sucesso do tratamento. Elas devem ser lidas com atenção e seguidas dentro do maior rigor possível. Lembre-se que a sua colaboração é fator determinante para se atingir o resultado desejado.

1) Use o aparelho móvel durante o tempo determinado.

2) Guarde-o sempre no estojo que lhe entregamos no inicio do tratamento. Não coloque-o nunca no bolso de calças apertadas para não quebra-lo e nunca embrulhe-o em guardanapos.

3) Evite ficar brincando ou movimentando o aparelho dentro da boca com a língua, pois além de alterar o efeito do mesmo, você pode quebrá-lo. Seja cuidadoso (a) ao colocá-lo, ao retirá-lo da boca e também ao escová-lo.

4) Após escovar os dentes normalmente, escove também os dois lados do aparelho, delicadamente, segurando pelo acrílico e nunca pelos arcos metálicos. Isso ajuda na conservação do mesmo.

5) Nunca coloque o aparelho móvel após as refeições, sem ter escovado os dentes e o aparelho.

6) Nos primeiros dias de uso do aparelho, sua pronúncia ficará alterada e o aparelho pode apresentar um sabor acrílico, mas isso logo desaparece.

7) Caso não possa usar o aparelho móvel por quebra, falta de adaptação ou se ele estiver machucando, guarde-o no estojo até a próxima consulta ou entre em contato conosco.

8) O aparelho móvel pode pressionar os dentes mas nunca machucar. Uma sensação dolorosa nos três primeiros dias de ativação ou manutenção é normal, mas a dor não deve ser insuportável. Caso isso ocorra, ligue.

9) Para evitar o mal cheiro no aparelho móvel, depois de escovado, coloque-o em meio copo de água com uma colher de sopa de água oxigenada 10 vol. ou uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, por 30 minutos.